Trabalhar com um arquitecto/designer não é um luxo. O profissional exerce uma tarefa importantíssima na concepção da obra sendo o único que a trata como um todo, desde a primeira intuição até aos acabamentos finais.
A relação preço /qualidade é garantida através de uma precisão na elaboração do projecto, atingindo a máxima perfeição na execução dos orçamentos, que servem de protecção para o investimento do cliente. O arquitecto pode garantir que a obra seja faseada, sem comprometer investimentos futuros, através da estruturação do processo de desenvolvimento da construção,
permitindo uma melhor adaptação ao orçamento disponível no momento. Quando o arquitecto concebe um bom projecto, garante uma melhor qualidade da obra a médio-longo prazo.
O facto de os arquitectos verem o projecto como um todo, abrangendo todas as áreas inerentes à execução da obra, faz com que estejam adaptados a diferentes serviços como o restauro/reabilitação, estudos de viabilidade económica e análise de custos, revisão de projectos e fiscalização das obras.
Todas as tarefas do arquitecto se resolvem com sensibilidade e criatividade, garantindo um serviço de qualidade ao investidor.
Os honorários do arquitecto são uma percentagem do custo da obra, que pode ir do simples desenho de um puxador até ao desenvolvimento das ruas e da paisagem. Todas as tarefas são faseadas, desde o estudo preliminar até ao projecto de execução, onde o arquitecto começa por discutir a viabilidade da obra e o seu conceito, até à exaustão no desenho técnico e pormenorização dos aspectos construtivos que definirão a qualidade da obra.
Trabalhar com um arquitecto/designer permitirá obter uma visão mais abrangente de todos os aspectos inerentes à obra, conseguindo novas ideias, novas técnicas, novos espaços, em consonância com as vicissitudes contemporâneas de estética, funcionalidade e economia.
Arq. Nuno Rebelo na @NRa