WABI SABI – Crónica Nuno Rebelo #007

Wabi-Sabi é a noção do indefinido, a arte da procura pela imperfeição, o valor pela simplicidade, pela passagem do tempo e o valor emocional dos espaços / objectos.

Resultante num minimalismo nem sempre puro, esta noção de origem japonesa, baseia-se um pouco na natureza metamorfósica e na decadência natural das coisas, no sentido do belo que é imperfeito, inacabado.

Esta falta de rigor temporal é trabalhada pelo designer no sentido de enfatizar a história dos espaços ou dos objectos, através da memória, da originalidade e da casualidade que muitas vezes se revelam antítese da envolvência.

No caso dos espaços, esta abertura resultante que existe na opção do autor em inacabar a arquitectura, permite ao utilizador, no seu quotidiano, completar a seu bel prazer a funcionalidade dos espaços, atribuindo-lhes outra função ou outra estética.

Já nos objectos, muitas vezes surgem memórias e emoções associadas resultante das imperfeições que deixam margem para a imaginação do observador: uma peça orgânica estabilizada, um objecto non​-sense, como molduras sem imagem p.ex., ou um cenário caótico podem ser o mote para que a imaginação do observador se alimente e o impacto surja.

Arq. Nuno Rebelo na @NRa

*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor

 

Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq

 

Nuno Rebelo é arquitecto desde 2002. Nascido em Braga, Portugal, desde cedo a aptidão para o desenho e os temas da Arte o fizeram interessar pelo gosto estético. Como arquitecto, formado no Porto, elaborou diferentes projectos para espaços distintos, desde a concepção e da ideia até ao mais ínfimo detalhe do mobiliário. O gosto particular pelo vernacular e pelas culturas contemporâneas, permitem-no elaborar projectos de carácter intimista, sereno e de um detalhe intemporal.
À parte da vertente técnica da Arquitectura, a aptidão para o desenho livre e para o desenho digital, ajudam-no a desenvolver ideias novas, a criar imagens próprias, que muitas vezes se materializam em espaços cuidados, com um cunho pessoal, mas cuja relação com o utilizador final é sempre valorizada. Teve trabalhos de desenhos expostos ao público por diversas ocasiões e já leccionou aulas de desenho de rua. Actualmente numa jornada na Arábia Saudita, o seu projectos já se localizam desde Portugal a Moçambique, Angola, França, Suíça, Holanda, Caraíbas e Suriname. Sempre numa relação descontraída com as artes, Nuno Rebelo bebe da música e da fotografia os seus elementos para um novo passo.
  • Share post