Tal como noutras actividades criativas, o design e arquitectura também podem estar associados a tendências da moda. As cores predominantes vão de encontro com os gostos actuais ao nível da imagem que se pretende. Como complemento ao objecto arquitectónico, as cores do mobiliário, dos estofos, dos tecidos, dos revestimentos são papel importante para a caracterização dos espaços.
Quem não se lembra do mobiliário em fibra de vidro dos anos 60 e dos metais cromados dos anos 80? Ao longo do tempo vão aparecendo e dissipando-se consoante os trendings do meio.
As revistas da especialidade são o principal fio condutor entre as últimas tendências, onde vemos colecções de mobiliário, de tecidos e iluminação com linhas reproduzidas em série pelas principais indústrias do mobiliário.
São estes fabricantes, que materializam as ideias dos criativos e que nos apresentam todos os anos novos modelos de decoração, em busca da paleta de cores perfeita, das linhas contemporâneas mais sofisticadas, muitas vezes com referências ecléticas sendo que essas referências também se introduzem na própria indústria, causando assim o impacto que muitas vezes é impulsionador da tendência da moda.
Arq. Nuno Rebelo na @NRa
*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor
Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq