A principal regra para a concepção de um espaço será a funcionalidade.
“Primeiro tem de funcionar, se for belo, tanto melhor” é uma expressão que se aplica constantemente na concepção do espaço. Quantas vezes se vêm espaços aparentemente e esteticamente desorganizados, mas que estão repletos de vivência e que permitem a boa interacção humana.
Quando há necessidade de conceber um espaço, essa necessidade deve ser esmiuçada até surgir o conceito de ocupação (para o lazer, o trabalho, uma determinada actividade, etc.) e é esse conceito que o projecto deve respeitar para que o espaço resulte.
O dimensionamento dos elementos arquitectónicos, do mobiliário, das acessibilidades, dos equipamentos inerentes à função a desempenhar no espaço são valores que o projecto ajuda a conceber de forma a permitir o bom funcionamento do espaço e a interacção pessoal.
Nunca esquecendo a luz, importantíssimo ponto a definir, podendo o projectista trabalhá-la através dos elementos arquitectónicos e também na localização de pontos directos de iluminação adequada consoante cada actividade. Ao conceber um espaço, o projectista resume as necessidades dos utilizadores do espaço com a dinâmica visual da percepção, aplicando materiais, cores e texturas adequadas, mobiliário próprio e luz funcional.
No entanto, a sensibilidade estética vai elevar a qualidade do ambiente, para um nível poético se for preciso. A arte dos espaços está na estética. A beleza e a contemplação de um lugar resultam da criatividade do arquitecto, quando este eleva o seu tratamento do espaço para algo erudito, podendo a vivência e a utilização do espaço ser complementada com a harmonia, a beleza e a sensibilidade que qualificam substancialmente o espaço.
A luz e o material devem ser funcionais para o melhor desempenho possível dos utilizadores, mas podem também transmitir uma expressividade que caracteriza o ambiente e a vivência espacial.
Arq. Nuno Rebelo na @NRa
*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor
Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq