FENG SHUI – Crónica Nuno Rebelo #008

O Feng Shui pode ser explicado como sendo uma prática baseada na ideia de que a nossa casa é um reflexo da nossa alma, daquilo que se passa no nosso interior. O propósito do Feng Shui visa criar um ambiente com harmonia e energias positivas em todos os lugares.

É por isso importante a noção de equilíbrio, de luz, de material e forma e também do próprio significado individual de cada objecto.

O Feng Shui ajuda a alcançar  a energia e a conexão orgânica das coisas. Para tal, deve existir o cuidado da disposição espacial dos espaços e a sua própria manutenção. Tudo tem uma carga energética, mesmo os objectos mais íntimos.

Existem várias formas de o praticar no nosso dia-a-dia, na escolha dos elementos de decoração. Por exemplo, uma mesa de centro quadrada quebra a energia da envolvência entre as pessoas, ao passo que um mesa redonda ajuda na intercepção entre as pessoas criando uma plataforma de comunicação mais fluída.

Segundo o Feng Shui, elementos como água (uma fonte ou um espelho de água) na entrada da casa ajuda a purificar o ar e a criar uma barreira entre o ambiente exterior e interior. Que pode ser conjugado com elementos vegetais para reforçar o efeito.

Basicamente, cada forma e cada elemento tem o seu significado, que devem ser tomados em conta.

E se procurarmos bem, são quase infindáveis as sugestões quotidianas de uma práctica ancestral, mas que no stress diário dos nossos dias, acaba por fazer muito mais sentido.

Arq. Nuno Rebelo na @NRa

*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor

 

Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq

 

Nuno Rebelo é arquitecto desde 2002. Nascido em Braga, Portugal, desde cedo a aptidão para o desenho e os temas da Arte o fizeram interessar pelo gosto estético. Como arquitecto, formado no Porto, elaborou diferentes projectos para espaços distintos, desde a concepção e da ideia até ao mais ínfimo detalhe do mobiliário. O gosto particular pelo vernacular e pelas culturas contemporâneas, permitem-no elaborar projectos de carácter intimista, sereno e de um detalhe intemporal.
À parte da vertente técnica da Arquitectura, a aptidão para o desenho livre e para o desenho digital, ajudam-no a desenvolver ideias novas, a criar imagens próprias, que muitas vezes se materializam em espaços cuidados, com um cunho pessoal, mas cuja relação com o utilizador final é sempre valorizada. Teve trabalhos de desenhos expostos ao público por diversas ocasiões e já leccionou aulas de desenho de rua. Actualmente numa jornada na Arábia Saudita, o seu projectos já se localizam desde Portugal a Moçambique, Angola, França, Suíça, Holanda, Caraíbas e Suriname. Sempre numa relação descontraída com as artes, Nuno Rebelo bebe da música e da fotografia os seus elementos para um novo passo.
  • Share post