O Feng Shui pode ser explicado como sendo uma prática baseada na ideia de que a nossa casa é um reflexo da nossa alma, daquilo que se passa no nosso interior. O propósito do Feng Shui visa criar um ambiente com harmonia e energias positivas em todos os lugares.
É por isso importante a noção de equilíbrio, de luz, de material e forma e também do próprio significado individual de cada objecto.
O Feng Shui ajuda a alcançar a energia e a conexão orgânica das coisas. Para tal, deve existir o cuidado da disposição espacial dos espaços e a sua própria manutenção. Tudo tem uma carga energética, mesmo os objectos mais íntimos.
Existem várias formas de o praticar no nosso dia-a-dia, na escolha dos elementos de decoração. Por exemplo, uma mesa de centro quadrada quebra a energia da envolvência entre as pessoas, ao passo que um mesa redonda ajuda na intercepção entre as pessoas criando uma plataforma de comunicação mais fluída.
Segundo o Feng Shui, elementos como água (uma fonte ou um espelho de água) na entrada da casa ajuda a purificar o ar e a criar uma barreira entre o ambiente exterior e interior. Que pode ser conjugado com elementos vegetais para reforçar o efeito.
Basicamente, cada forma e cada elemento tem o seu significado, que devem ser tomados em conta.
E se procurarmos bem, são quase infindáveis as sugestões quotidianas de uma práctica ancestral, mas que no stress diário dos nossos dias, acaba por fazer muito mais sentido.
Arq. Nuno Rebelo na @NRa
*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor
Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq