A utilização da cor na criação e organização espacial é um tema bastante complexo e subjectivo, no entanto há inúmeras regras nas quais nos podemos basear para as utilizarmos ao nosso gosto. Por exemplo, cores da gama dos verdes, azuis e lilás raramente aparecem-nos em grande planos ou grandes objectos, ao contrários das cores quentes. No entanto, para quem quer marcar a sua posição relativamente ao gosto pessoal por uma cor específica, podemos utilizar uma cor base neutra e adoptar a cor de destaque num objecto ou área específica.

Fanned book of Design color swatches or sample cards for fashion and interior decor viewed close up from above
As cores dividem-se em diversas categorias pelas suas características simbólicas e físicas – a simbologia das cores é bastante estudada na psicologia e as propriedades da cor são estudadas na disciplina de física óptica.
Por isso devemos sempre ter em conta a carga simbólica e a característica visual na mensagem que a cor nos transmite.
Em jeito de exemplo, o vermelho tem uma conotação masculina, viril com simbologia à coragem e à força, ao passo que o azul transmite uma serenidade, uma pureza. Os verdes e castanhos remontam para as cores da natureza e os cinzentos e lilases para a era tecnológica industrial.
Na casa, o branco é geralmente usado como pano de fundo para que os objectos possam montar o puzzle cromático. Já nos espaços públicos, podemos ver o azul relacionado a ambientes clínicos e hospitalares, ou podemos ver os vermelhos e outros tons quentes associados a marcas e empresas.
Devemos por isso discutir o gosto pessoal por uma determinada cor, porque ela é sempre subjectiva mas não devemos descuidar o efeito visual, contrabalançar as percentagens de área para cada tom, porque há tons mais luminosos que outros, e fazer as combinações cromáticas que transmitam uma mensagem positiva e adequada ao espaço em que se insere.
Arq. Nuno Rebelo na @NRa
*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor
Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq