A IMPORTÂNCIA DE ELABORAR UM PROJECTO – Crónica Nuno Rebelo #003

O projecto serve para antecipar todos os problemas inerentes à construção de uma obra. Por isso, quanto melhor executado estiver projecto melhor será a sua execução, antecipando os intervenientes para o desvio dos gastos desnecessários e para os timings de execução. O projecto permite ir de encontro à exactidão dos custos reais, assegurando a qualidade dos materiais bem como da sua aplicação.

rebelo
Quando um indivíduo quer criar um espaço, o arquitecto poderá através do seu projecto prever tanto os elementos necessários ao seu licenciamento, quer prever os custos associados, quer ainda visualizar a realidade através de ferramentas gráficas. Usando para tal o seu projecto, onde estão as descrições das tarefas a realizar, os materiais a utilizar, os intervenientes necessários à sua boa execução e toda a metodologia da obra.
Pode dizer-se que a poupança no detalhe do projecto abre lacunas e omissões à boa exequibilidade. Por isto, o projecto é parte do investimento e não um custo paralelo.

Arq. Nuno Rebelo na @NRa

*este texto não foi escrito segundo o acordo ortográfico por vontade do autor

 

Skype Id: nunorebeloarq
facebook.com/nunorebeloarq

 

Nuno Rebelo é arquitecto desde 2002. Nascido em Braga, Portugal, desde cedo a aptidão para o desenho e os temas da Arte o fizeram interessar pelo gosto estético. Como arquitecto, formado no Porto, elaborou diferentes projectos para espaços distintos, desde a concepção e da ideia até ao mais ínfimo detalhe do mobiliário. O gosto particular pelo vernacular e pelas culturas contemporâneas, permitem-no elaborar projectos de carácter intimista, sereno e de um detalhe intemporal.
À parte da vertente técnica da Arquitectura, a aptidão para o desenho livre e para o desenho digital, ajudam-no a desenvolver ideias novas, a criar imagens próprias, que muitas vezes se materializam em espaços cuidados, com um cunho pessoal, mas cuja relação com o utilizador final é sempre valorizada. Teve trabalhos de desenhos expostos ao público por diversas ocasiões e já leccionou aulas de desenho de rua. Actualmente numa jornada na Arábia Saudita, o seu projectos já se localizam desde Portugal a Moçambique, Angola, França, Suíça, Holanda, Caraíbas e Suriname. Sempre numa relação descontraída com as artes, Nuno Rebelo bebe da música e da fotografia os seus elementos para um novo passo.
  • Share post